Entenda a importância do CRM para um processo de vendas eficiente

O trabalho em uma instituição de ensino requer um relacionamento próximo com os estudantes e potenciais alunos. A importância do CRM nesse processo é enorme, já que esse software permite focar mais nos resultados e conduzir estratégias para o alcance da maior eficácia.

Como consequência, os índices de fidelização aumentam, a universidade conquista mais competitividade e pode alcançar lucros mais altos em médio e longo prazos. É por isso que o CRM contribui para o processo de vendas.

A seguir, vamos apresentar alguns fatores que demonstram essa importância. Acompanhe e saiba mais!

A importância do CRM

Customer Relationship Management é um software voltado para a gestão do relacionamento com o cliente — no seu caso, os estudantes. Ele ajuda a ultrapassar os desafios da captação e retenção de alunos, objetivos que estão interligados às estratégias organizacionais.

Por meio do CRM, você pode trabalhar a cadeia de relacionamento de forma completa, lidando com quem já é estudante e também com o candidato. O resultado é a obtenção de dados e a criação de uma cultura de relacionamento, que reforça a captação, retenção e fidelização dos alunos.

Por essas características, você já consegue perceber que o CRM é importante, certo? Existem ainda outros fatores que reforçam essa ideia. Veja a seguir:

Maior integração entre as equipes

O trabalho em uma instituição de ensino deve ocorrer de forma integrada. É assim que as estratégias comerciais têm mais chances de sucesso.

O CRM permite que todos os colaboradores conheçam o histórico dos alunos e possam prestar um atendimento mais adequado. Isso também possibilita atender cada aluno de acordo com o relacionamento que estabelece com a universidade.

Cuidando desses requisitos, todas as equipes trabalham com mais engajamento e contribuem para aumentar as vendas. De quebra, os erros são reduzidos e as tarefas internas, otimizadas.

Maior retenção dos estudantes

Uma das dificuldades das Instituições de Ensino Superior é reter seus alunos. Esse processo passa pelo conhecimento das demandas e do modo de relacionamento de cada estudante com a universidade.

O CRM ajuda a ter essa compreensão. A partir disso, é possível estabelecer políticas operacionais e estratégias de marketing que vão ao encontro das demandas dos estudantes.

Ainda é possível melhorar a experiência dos alunos por meio da identificação de pontos-chave. Assim, consegue-se firmar um relacionamento próximo, o que possibilitará o aumento das vendas e da retenção.

Melhoria da comunicação da equipe comercial

O aumento das vendas depende diretamente da equipe comercial da sua instituição de ensino. O acesso rápido aos dados sobre os estudantes permite construir uma comunicação mais eficaz com os públicos externo e interno.

Ou seja, os dados podem ser compartilhados entre diversos departamentos, o que faz com que todos conheçam os alunos de maneira mais aprofundada. Na prática, não é mais preciso fazer ligações telefônicas e aguardar alguém chegar. Basta acessar o sistema e todos os dados estarão disponíveis.

Maior poder gerencial

O CRM também pode ser encarado como uma ferramenta gerencial, que oferece recursos para a verificação da força de venda, produtividade etc. Os indicadores possibilitam gerar relatórios que indicam como está o desempenho dos colaboradores, se os alunos estão se matriculando ou se é necessário ajustar a estratégia.

Isso aumenta o poder de decisão e elaboração dos planos de ação, além de possibilitar a cobrança de resultados e a determinação de metas. Ainda oferece uma visão ampla das áreas e ajuda a identificar gargalos.

Melhoria do trabalho de inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia que ajuda a atrair clientes de forma voluntária. Essa ferramenta, ajuda, portanto, a captar alunos para a sua instituição de ensino.

Quando integrado ao CRM, o inbound marketing traz mais eficiência para o time de vendas, que pode converter com mais facilidade. Afinal de contas, o software repassa informações sobre os estudantes e potenciais alunos e ajuda a criar um relacionamento mais próximo por meio das estratégias adotadas.

Entre as vantagens estão atrair potencial alunos com dúvidas ou problemas, a conversão de leads de vendas, transformação do cliente em promotor da marca e o potencial de encantar o público.

Melhor noção do timing

O timing é uma palavra que indica o momento em que um candidato ou aluno precisa ser impactado por suas ações. Um potencial estudante, por exemplo, passa por diferentes etapas até que se matricule na instituição de ensino.

Para cada uma dessas fases, há uma mensagem adequada. Respeite essa questão e evite repassar uma comunicação genérica para ser eficiente. Aproveite o CRM para identificar o momento de cada candidato e poder programar ações automáticas.

Como você viu, o CRM é fundamental para aumentar as vendas da sua universidade. Ele melhora a comunicação, o estabelecimento de estratégias e oferece dados mais precisos para a gestão.

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