9 lições de estratégia nas mídias sociais por Frank Underwood

Em homenagem à nova temporada que estreou de House of Cards, série do Netflix, escolhemos 9 citações de Frank Underwood, o personagem polêmico de um político americano que faz de tudo para alcançar seus objetivos, independente do que seja. Elas nos ensinam algumas valiosas lições sobre mídias sociais e da vida em geral.

*Não nos responsabilizamos se após a leitura deste texto você tiver desejo pelas costelinhas do Freddy ou uma tendência de falar diretamente para uma câmera em frente a outras pessoas.

1. “Não há melhor maneira de derrubar uma gota de dúvida do que com uma inundação de verdades nuas e cruas.”

Ser honesto é sempre uma boa estratégia, especialmente nas mídias sociais. Se os usuários perceberem que suas mensagens e intenções são sinceras, eles irão se engajar com você.

Sendo verdadeiro sobre aquilo que você acredita, autêntico na maneira que se comunica com a sua audiência, irá ajudá-lo a estabelecer uma boa reputação e a construir relacionamentos significativos com a sua audiência.

2. “Insegurança me enche o saco entedia.”

Frank está certo; insegurança é entediante. O que a sua audiência espera de você é que seja confiante sobre a sua marca ou produto e uma referência no seu ramo de negócios. Ser seguro sobre a qualidade do que você tem a oferecer se traduz em confiabilidade.

3. “Se você não gosta de como a mesa está posta, vire a mesa.”

As mídias sociais são plataformas abertas nas quais as pessoas discutem sobre marcas e produtos, compartilham opiniões e feedbacks. Desta maneira, é importante monitorar discussões online e se engajar ativamente nelas.
Se você não gosta do que está sendo dito sobre a sua marca nas redes sociais, não tente repudiar, ignorar ou silenciar estes comentários. Ao invés disso, participe da conversa e tente remodelá-la sendo transparente, eficiente, aberto e receptivo. Use os seus canais nas mídias sociais para demonstrar o impacto dos esforços da sua marca e crie novas experiências positivas para o seu público.

4. “Afinal, nós não somos mais ou menos do que escolhemos revelar.”

O que Frank quis dizer é que você precisa pensar cuidadosamente sobre a sua estratégia de conteúdo nas mídias sociais, usando suas publicações e canais atentamente para construir uma comunidade em torno da sua marca e gerar reconhecimento.

Uma vez que um Tweet ou um post no Facebook está no ar, ele está lá para todo mundo ver. Inúmeras vezes diversas marcas foram imprudentes com o que postaram nas redes sociais e se deram muito mal. E isso tem se tornado frequente. Quase que semanalmente vemos marcas que não sabem lidar com situações que poderiam ser resolvidas de maneira simples e acabam piorando as coisas, destruindo totalmente a audiência construída.

O ponto é; sempre pense duas vezes antes de postar algo nas redes sociais. Afinal de contas, conteúdo positivo é envolvente, otimista e acima de tudo politicamente correto!

5. “Generosidade é a sua própria forma de poder.”

Frank acertou em cheio! Ser bom faz bem para a alma e, nas redes sociais, há diversas maneiras de ser generoso para a sua audiência. Um estudo mostrou que pessoas seguem marcas nas redes sociais para terem ofertas especiais e promoções, além de acessar conteúdos exclusivos.

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Sendo assim, recompense a sua audiência dando o que ela está procurando e expresse o seu agradecimento se engajando ativamente com ela. Faça isso pela alma e pelos negócios.

6. “Até mesmo Aquiles era somente tão forte quanto seu calcanhar.”

A base de um plano de marketing eficaz é conhecer os pontos fortes e fracos de sua marca. Dessa forma, você pode identificar onde deve focar, o que precisa de sua atenção e recursos e tomar medidas para transformar suas fraquezas em forças.

7. “Corra a maratona, não os tiros curtos.”

As mídias sociais são ferramentas para ajudar a alcançar seus objetivos de marketing, o que significa que você não deve tratá-las em separado de sua estratégia de comunicação, mas sim como parte integrante da mesma.

Portanto é importante manter seus olhos na recompensa e definir o seu plano de ação, assim como Frank faria. Defina suas metas SMART – Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-Bound (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e dentro do tempo) e vá para cima com seus KPIs (Key Performance Indicator) de sucesso, os famosos indicadores-chave de desempenho.

8. “Leia nas entrelinhas.”

Frank é um homem de detalhes. Então seja um pouco Frank a respeito disso e mantenha os olhos bem próximos do analytics das suas redes sociais e torne um hábito fazer relatórios das atividades dos seus canais.

Desta maneira, você irá obter melhores insights sobre a distância que está de alcançar seus objetivos de negócio e ainda torna o impacto das mídias sociais na sua marca algo mensurável.

9. “Melhorar significa mudar. Aperfeiçoar significa mudar frequentemente.”

Lembre-se que a sua estratégia digital não é algo estático, mas sim algo que deve evoluir junto com você e sua marca. Sendo assim, reveja, reavalie e redefina o seu plano de ação nas mídias sociais com frequência. Afinal de contas, nada está escrito em pedra.

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TRADUÇÃO LIVRE DE: http://thenextweb.com/socialmedia/2016/03/04/8-social-media-strategy-lessons-from-frank-underwood/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=weekly/TNW%20Weekly:%20%27You%20have%204,600%20unread%20messages%27&mc_cid=412cc9e145&mc_eid=b51a20848e

 

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