Como estruturar e escalar o time de marketing de uma empresa?

As escolhas feitas ao montar o time de marketing da sua empresa serão decisivas para o sucesso de suas iniciativas, afinal, são essas pessoas que vão planejar e executar as suas estratégias. Ou seja, qualquer erro nessa etapa pode ser bastante prejudicial.

Tendo isso em mente, você precisa empregar os devidos esforços no processo de estruturação do seu time de marketing. Isso significa escolher os profissionais adequados para cada função, delegar as tarefas adequadamente e implementar processos produtivos que garantam entregas de qualidade.

Para contar sempre com a estratégia mais assertiva para as necessidades da sua marca e a realidade do mercado, você precisa ter um time de marketing alinhado a essas expectativas. Não apresse esse processo para evitar que você tome uma decisão errada.

Se você quer entender como estruturar e escalar o seu time de marketing, veja a seguir os critérios a serem considerados e trabalhe da melhor forma com os profissionais certos. Vamos lá!

Necessidades da empresa

As demandas de marketing variam de empresa para empresa. É algo que depende das características da sua marca e das necessidades nessa área. O seu time de marketing tem que estar preparado para o trabalho que será realizado e contar com as competências essenciais para gerar entregas de qualidade.

Portanto, leve em conta o que a sua marca precisa antes de começar a estruturar seu departamento de marketing.

Objetivos da marca

Nenhuma estratégia de marketing está completa sem que a empresa tenha bem determinados quais são seus objetivos e metas. Um time de marketing competente deve ser capaz de compreender esse ponto e planejar os esforços adequados para atingi-lo.

A equipe correta poderá enxergar, em seus indicadores de performance, aqueles que refletem o quanto sua campanha está perto ou longe de seus objetivos.

Criatividade do time

Para planejar e executar as melhores ações de marketing para a sua marca, criatividade é essencial. A sua equipe deverá ser capaz de desenvolver boas ideias para as necessidades da sua empresa, levando em conta as suas características e os seus objetivos.

Não se trata de apenas ter ideias inovadoras, mas sim de pensar nas soluções ideais para cada caso específico.

Organização geral

Um bom time de marketing precisa ser organizado. Trata-se de uma área que administra múltiplas demandas no dia a dia e qualquer problema de produtividade pode prejudicar a qualidade de tudo.

Ter processos bem implementados é essencial, mas você também precisa contar com uma equipe naturalmente organizada, que pode cuidar das tarefas do dia e evitar problemas.

Perfil analítico

O marketing dos dias de hoje está totalmente voltado a dados. Podemos captar diversos tipos de informação ao lidar com o meio digital, mas o seu time de marketing deve ser capaz de analisá-los adequadamente.

Isso significa implementar os processos corretos de captação e cruzar esses dados para chegar a conclusões estratégicas. Um perfil analítico é essencial, assim como a capacidade de detectar padrões.

Montar um time de marketing com profissionais altamente especializados, que possuam a vivência de mercado adequada para trazer bons resultados, é algo bastante difícil e demorado de conquistar. Muitas vezes, a solução pode ser contratar uma agência de marketing capaz de executar essas tarefas com excelência, em vez de desperdiçar tantos recursos nisso.

Certifique-se de escolher aquela parceira que possui a experiência e os serviços que você necessita. Para conhecer todas as possibilidades que a Fóssil Digital tem a oferecer, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

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