Métricas de vaidade no marketing digital: o que são?

Um dos principais benefícios do marketing digital é poder acompanhar os seus resultados em tempo real com alta precisão. No entanto, é fácil cair no erro de olhar para os números que não importam tanto assim. Você já ouviu falar em métricas de vaidade?

Para que seja possível sempre melhorar a sua estratégia, você deve analisar os indicadores que realmente representam o quanto você está perto dos seus objetivos. Ao se concentrar em métricas de vaidade, você não terá o diagnóstico necessário para aprimorar, cada vez mais, os seus resultados com o marketing digital.

Toda campanha precisa ter bem definidos os seus objetivos e metas. Em seguida, são apontados os indicadores que traduzem esses alvos. Se você deseja aumentar as suas vendas, não são as curtidas no Facebook que vão apontar seu sucesso, certo?

Veja a seguir alguns exemplos de métricas de vaidade que você precisa conhecer para não prejudicar as suas análises:

Curtidas

É muito comum pensar que o sucesso nas estratégias de redes sociais pode ser traduzido pelo número de curtidas obtidas em seus posts. No entanto, trata-se de um número vazio e uma das métricas de vaidade que não representam uma campanha bem-sucedida.

Na verdade, uma curtida representa apenas que aquele post gerou uma reação positiva em uma pessoa. Ela não necessariamente vai comprar o seu produto ou contratar a sua empresa. Uma marca pode ter várias curtidas nas redes sociais e, ainda assim, não bater suas metas de vendas.

Pageviews

Pode ser tentador ter o olhar atraído por números altos, como costumam ser os pageviews, mas resista. Esse indicador não representa muitas informações estratégicas para a sua campanha, já que não dá a impressão adequada do seu sucesso.

Pense da seguinte forma: uma única pessoa pode ser responsável por diversas visitas ao mesmo tempo em que várias podem representar menos acessos. Viu só como um pageview pode significar várias possibilidades diferentes? Por conta disso, ele pode ser apontado como uma das métricas de vaidade.

Cliques

Você costuma ficar feliz de obter muitos cliques em links nas redes sociais ou em e-mail marketing? Trata-se de outro exemplo de métricas de vaidade. A sua audiência clicar em uma oferta é algo importante, mas somente representa seu sucesso quando há uma conversão.

Apesar de não representar o quão perto dos seus objetivos você está, a taxa de cliques pode ajudar a diagnosticar certos problemas. Se o seu público está clicando nas ofertas, mas não fecha negócio, algo de errado pode existir na sua landing page ou no processo de compra.

Compartilhamentos

Essa é uma das métricas de vaidade que costuma estar ao lado das curtidas em relatórios de redes sociais, mas é um erro por motivos diferentes.

O compartilhamento traz um impulso em alcance na sua publicação e consegue trazer mais gente para a sua marca, mas não deve ser o indicador mais importante acompanhado por você e sua equipe. Apesar de ser capaz de levar o seu conteúdo a mais público, é essencial lembrar que esse novo público pode não ter o perfil para ser seu cliente e interessar-se pelas suas ofertas.

Como você viu, não basta ter acesso a diversos indicadores de sucesso se não existe um olhar estratégico para analisá-los. Isso faz com que você arrisque cair em métricas de vaidade que não o ajudam a entender corretamente os resultados das suas iniciativas e nem apontam os rumos certos para a sua campanha percorrer.

Ao trabalhar com marketing digital, certifique-se de ter o foco voltado para indicadores de qualidade. Quer saber qual é o próximo passo da sua estratégia? Veja agora o que fazer após a geração de leads!

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