O que é fluxo de nutrição e qual a importância para a educação de leads?

Nessa nova era digital em que vivemos, conquistar um cliente não é tarefa simples. As publicidades intrusivas já não têm o mesmo impacto de alguns anos atrás. Nesse contexto, o fluxo de nutrição surgiu como uma das estratégias mais poderosas no marketing digital.

Com tantas informações que dispomos na web, o processo de pesquisa se tornou mais fácil e rápido. Com isso as empresas tiveram que correr atrás para ganhar o público por meio de conteúdos informativos e, ao mesmo tempo, persuasivos.

Quer saber o que é o fluxo de nutrição, sua importância e as melhores práticas que podem ser adotadas? Continue a leitura deste post!

O que é fluxo de nutrição?

Assim que o usuário fornece seus dados, ele se torna um lead (cliente em potencial). Essa captura ocorre principalmente por uma landing page ou quando alguém assina sua newsletter. Com esses dados em mãos, o fluxo de nutrição é iniciado.

A forma mais comum de nutrir um lead é por meio do e-mail marketing, entretanto, é altamente aconselhável que você utilize outros canais para dar suporte.

Você deve montar uma sequência de conteúdos relevantes considerando o estágio em que o lead se encontra de acordo com o funil de vendas. Caso ele esteja na fase de consideração, por exemplo, os materiais recebidos serão diferentes daqueles que estão na etapa de decisão.

Qual é a importância do fluxo de nutrição?

O principal objetivo do fluxo de nutrição é a conversão. Depois de você identificar a necessidade do lead, o ideal é entregar conteúdos que possam resolver seus problemas.

Vamos supor que você seja o responsável pelo setor de marketing de uma universidade. Ao notar que o lead ainda está em dúvida sobre qual curso escolher, os conteúdos devem ter o objetivo de apresentar possíveis soluções relacionadas a essa dificuldade.

Agora, se ele mostrou interesse em um curso específico, sua meta será convencê-lo de que a sua instituição é o que ele precisa. Se a sua estratégia for bem executada, você conseguirá acelerar o processo de vendas e diminuirá os custos com ações promocionais.

É importante ressaltar que seus canais devem ser atualizados frequentemente, assim como o envio de e-mails. Dessa maneira você vai criar um relacionamento significativo com o lead e terá mais chances de convertê-lo em cliente.

Quais práticas devem ser adotadas em um fluxo de nutrição?

Conteúdos relevantes

Os conteúdos produzidos para a nutrição dos leads devem ser relevantes para que surta o efeito esperado. Sua estratégia pode ir por água abaixo se os seus materiais não acrescentarem informações que ajudem os leads em suas escolhas.

Segmentação

Diversas empresas costumam ter mais de um público-alvo. Portanto, você deve pegar as informações dos leads e separá-los em grupos para que recebam mensagens e conteúdos distintos. Sendo assim, será necessário elaborar um fluxo diferente para cada grupo.

Automação dos processos

A automação é excelente para otimizar o tempo dos processos e complementa o que foi dito no item anterior. Após identificar o perfil do lead, você o colocará em um grupo para receber uma sequência predefinida de e-mails. Para quem tem grande volume de informações e contatos, essa ferramenta é fundamental.

Contar com as estratégias de marketing digital é a tendência de todos os negócios. A grande vantagem dessa modalidade é monitorar as ações de forma precisa e aumentar a conversão.

O que foi apresentado neste artigo será um ótimo complemento para potencializar seus resultados. Agora que você já sabe a importância do fluxo de nutrição, que tal aprender como as instituições de ensino podem se beneficiar do marketing de conteúdo?

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