Passo a passo: como criar conteúdos segmentado para a audiência?

Em muitas casos, a diferença entre uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem-sucedida e uma que não dá resultados está na capacidade de criar conteúdo segmentado para o público-alvo da ação.

Nem toda pessoa interessada no que uma instituição de ensino tem a oferecer procura a mesma coisa ou tem as mesmas necessidades. Por isso, ser capaz de falar individualmente com cada leitor significa aumentar o poder que o Marketing de Conteúdo tem.

Quer saber como fazer isso na sua estratégia? Então continue a leitura desse post e confira o nosso passo a passo para criar conteúdo segmentado!

Identifique seus microgrupos

O primeiro passo para criar conteúdo segmentado é identificar que o público-alvo da sua instituição de ensino possui microgrupos com objetivos, necessidades e até mesmo linguagens completamente diferentes.

Imagine uma grande universidade como exemplo. Ela deve ter como público-alvo jovens adolescentes que desejam entrar no Ensino Superior, certo? Ao mesmo tempo, deve ter também profissionais procurando por opções de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Por fim, pais de adolescentes que procuram pelos melhores cursos dos seus filhos também estão entre o público-alvo dessa instituição de ensino. A melhor maneira de identificar esses microgrupos dentro do seu público-alvo é compor personas específicas e estruturadas para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Defina suas necessidades e objetivos

Cada um dos microgrupos identificados no passo anterior terá necessidades e objetivos diferentes. Os jovens adolescentes, por exemplo, vão precisar de dicas para passar no vestibular e pretendem ter uma boa experiência universitária.

Já os pais desejam o melhor para seus filhos e procuram por universidades que vão garantir a eles uma boa colocação no mercado de trabalho. Quando as necessidades e objetivos de cada microgrupo são identificados, a criação de conteúdo segmentado pode ter início e terá mais chances de ser bem-sucedida.

Encontre os canais de comunicação ideais

Além de necessidades e objetivos diferentes, cada microgrupo do seu público-alvo terá hábitos diferentes e ocupará lugares distintos na Internet. Voltando ao nosso exemplo principal, é mais provável que os jovens vestibulandos estejam nas redes sociais, como o Facebook, mas também no Instagram e Twitter.

A divulgação de conteúdo por esses canais seria mais efetiva com esse microgrupo. Já no caso dos profissionais pensando em pós-graduação ou mestrado, o Facebook ainda seria um bom canal, mas o LinkedIn também seja um canal mais indicado.

Para a estratégia de Marketing de Conteúdo de uma instituição de ensino ter bons resultados, ela precisa ser divulgada nos canais certos para cada microgrupo.

Molde sua linguagem e conteúdo

A eficiência de um conteúdo dentro de uma estratégia de Marketing tem muito a ver com o valor que é oferecido ao leitor e como esse valor é disponibilizado. O texto mais completo do mundo não teria valor nenhum se fosse escrito em um idioma que o leitor não entende.

Por isso, é essencial utilizar a linguagem específica do seu microgrupo ao criar conteúdo segmentado para ele.

Monte um sistema automatizado

Existem certas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para automatizar a criação de conteúdo segmentado dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. O primeiro passo para isso é a criação de newsletters segmentadas.

Utilizando materiais ricos específicos (por exemplo, um e-book “Como Passar no Vestibular”, para jovens vestibulandos) é possível formar uma newsletter segmentada com os dados de uma boa fração do seu público.

A partir daí, podemos realizar vários Testes A/B para segmentar ainda mais sua lista de contatos e poder desenvolver conteúdos mais específicos, com maior taxa de conversão.

Agora que você já sabe como criar conteúdo segmentado em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Descubra quais são as melhores práticas para captar alunos na internet!

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