Redes sociais: aprenda como usar as hashtags de maneira correta

Você ainda tem dúvidas sobre como usar as hashtags corretamente no seu conteúdo nas redes sociais? Elas são ótimas maneiras de impulsionar o alcance da sua marca, mas somente conseguem fazer isso quando você aplica a estratégia correta.

Antes de tudo, é importante ressaltar que cada rede social trata as hashtags de maneira diferente. Você precisa conhecer essas particularidades para acertar no uso desse recurso. Além disso, é essencial que você seja capaz de escolher as hashtags mais estratégicas para o seu conteúdo.

Em muitos casos, vale a pena investir em variações. Use diversos sinônimos nas suas hashtags para aumentar o seu potencial de visibilidade. Paralelamente, observe os resultados desses conteúdos para se certificar de que a sua estratégia está dando certo.

Por que usar hashtags nas redes sociais?

As hashtags são capazes de impulsionar o alcance do seu conteúdo. Por serem agregadoras de posts, criam verdadeiros feeds temáticos em que as suas publicações podem aparecer junto a outras sobre o mesmo assunto.

Quem procura conteúdo relacionado ao seu tema acaba chegando até alguma hashtag referente a ele. Portanto, há grandes chances do seu público-alvo chegar até você porque sua publicação utiliza uma hashtag estratégica.

No entanto, esse benefício só está ao alcance da marca que souber como usar as hashtags para atingir seus objetivos com o conteúdo de modo eficaz. Além disso, cada rede social trata o uso desse recurso de maneira distinta, necessitando de atenção especial da sua parte.

Como acertar no uso das hashtags nas redes sociais?

Facebook

A maior rede social da atualidade possui a sua própria versão de hashtags e é a mais diferente das que temos atualmente. O uso não é tão popular, além de não ser capaz de agregar muito conteúdo dos usuários porque a maioria das pessoas restringe seus posts apenas para os amigos.

Ainda assim, você pode experimentar o uso de uma ou outra hashtag nas suas publicações e medir seus resultados. Com baixa concorrência, é possível ganhar ainda mais destaque.

Twitter

As hashtags nasceram no Twitter e é lá que permanecem mais fiéis às suas origens. Como há limite de caracteres, você precisa escolher bem quais utilizar. Muitas variações do mesmo termo podem diminuir o seu espaço para texto.

O grande nome quando o assunto é o uso de hashtags no Twitter são os Trending Topics. Além de tentar emplacar a sua nesse índice, você também pode aproveitar aquelas que estão em destaque para incluir seu conteúdo.

Instagram

Você pode aumentar o alcance dos seus posts com a ajuda de hashtags. Aliás, como não existem compartilhamentos no Instagram, essa é a melhor forma de levar o seu conteúdo até quem ainda não segue a sua marca.

Experimente utilizar diversas combinações diferentes de palavras e certifique-se de usar o primeiro comentário do post para reunir suas hashtags. Assim você não ocupa espaço da sua legenda.

YouTube

O uso de hashtags no YouTube é mais um meio para facilitar que o seu público consiga encontrar o conteúdo. Você pode inseri-las tanto no título quanto na descrição do seu vídeo.

As pessoas podem chegar até o seu conteúdo ao clicarem na hashtag correta de outro canal, já que esse link direciona o usuário para uma busca pelo termo. Portanto, vale a pena usar o máximo possível de hashtags relacionadas na descrição do seu vídeo.

Agora que você já sabe como usar as hashtags e conhece os melhores caminhos para aproveitar esse recurso nas redes sociais, está na hora de estruturar o seu planejamento. Leve em consideração o perfil do seu público-alvo e que tipo de hashtag consegue gerar apelo junto a ele. Faça experimentos e mensure seus resultados!

Por qual rede social você pretende começar a implementar o uso de hashtags? Conte para a gente nos comentários!

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