4 tendências do marketing digital para 2018

Edney Souza, também conhecido pelo seu apelido InterNey, é consultor de Marketing com especialização em Conteúdo, Eventos e Mídias Sociais. Professor de Marketing Digital, Design Thinking e Novos Modelos de Negócios e Redes Sociais na ESPM e ComSchool. Além disso, é organizador e curador da Social Media Week São Paulo.

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Com base na sua experiência de organizar o Social Media Week, o InterNey separou os tópicos que mais tiveram destaque no evento e considerou como as tendências do marketing digital para o próximo ano. Confira abaixo quais são os assuntos:

1) Chatbots

Por meio da inteligência artificial, os chatbots estão vindo com força para ser uma ferramenta que substitui a interferência humana no atendimento. E para comprovar que é realmente uma tendência, o Edney não foi o único que deu destaque a essa tecnologia, o Fábio Ricotta, em sua palestra, também falou sobre isso, que você pode conferir o resumo nesse post.

O Interney citou que em uma pesquisa realizada no Social Media Week, 65% das pessoas vão começar a investir ou vão continuar investindo em chatbots em 2018.

Uma ferramenta gratuita indicada pelo palestrante, foi a Chatfuel. Mas para quem tem um orçamento maior disponível, investir em um aplicativo pago é uma ótima opção.

2) Inteligência artificial

No momento em que estamos vivendo, não utilizar a inteligência artificial para conseguir informações e acelerar processos é perder tempo e se desgastar.

Ela pode ser usada para incrementar os chatbots, deixando-os mais completos. Outra maneira de aplicá-la é reconhecendo imagens, otimizar anúncios e decidir ações baseadas em big data.

3) Realidade virtual

Usar a tecnologia para influenciar na decisão de compra é um dos benefícios, pois é possível ter uma melhor visualização do produto ou serviço. O exemplo dado pelo Edney no Summit foi que o mercado imobiliário e o moveleiro estão explorando muito a realidade virtual, pois as pessoas conseguem visitar um imóvel que elas têm interesse sem sair de casa. Também é possível observar como ficaria um móvel novo no ambiente desejado. A realidade virtual também está sendo usada na área da educação, por exemplo na formação de médicos, usando a tecnologia para as aulas de anatomia.

4) Influenciadores

Apesar de já terem ganhado muita força em 2017, no ano que vem, esse nicho só vai se fortalecer ainda mais. Engana-se quem pensa que apostar em influenciadores digitais é escolher alguém com o maior número de seguidores no Instagram possível. Dependendo da sua estratégia e do seu produto, é muito mais eficiente apostar em pequenos e microinfluenciadores. O grande desafio é escolher o influenciador certo que tem o público que tem o perfil do seu produto para se tornar um possível consumidor. O que não pode ser deixado de lado é a preocupação em passar verdade e naturalidade, pois as pessoas têm aversão à mentira e com a internet é muito fácil descobrir farsas.

Esses foram os principais tópicos destacados pelo Edney e é muito importante analisar quais desses assuntos se encaixam com o seu negócio, porque ficar desatualizado pode ser o primeiro passo para o fracasso.

*as informações contidas no texto foram interpretadas pela equipe da Fóssil e podem ter variações com relação ao conteúdo abordado pelo palestrante.

 

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