Camilo Coutinho – Youtube: Conteúdo, produção e estratégias

Camilo Coutinho é estrategista digital especialista em vídeos para o Youtube. Fundador da Double Play Media e criador do canal Play de Prata no Youtube, no qual ele ajuda a empresas a desenvolverem suas habilidades em vídeo. Foi escolhido pelo YouPix em 2016 como uma das 30 pessoas mais influentes no mundo digital.

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Camilo passou um roteiro chicote e ainda deu dicas de tamanho dos vídeos, conteúdos que devem ser feitos para divulgar os vídeos e muito mais. Continue lendo:

CEQC

Conteúdo, estratégia, qualidade e consistência é o que significa a sigla CEQC. Segundo Camilo, é uma fórmula muito usada nos Estados Unidos que explica os componentes necessários para ter um vídeo de sucesso.

Um dos pontos principais e que você tenha domínio sobre o que está falando. Mas isso não basta para prender a sua audiência, possuir estratégia e ter qualidade técnica também são critérios importantes para o público.

Responda as seguintes perguntas:

  • Para quem é o seu vídeo?
  • Quem é sua audiência?
  • O que ela busca online e como faz essa pesquisa?
  • De qual solução essas pessoas precisam?
  • Como seu público-alvo vai usar a solução que você oferece para resolver um problema?

Roteiro

Há quem pense que fazer vídeos para o Youtube é apenas ligar a câmera, falar o que dá na telha e depois postar o vídeo no canal. Muito pelo contrário, a rotina de produzir vídeos é complexa e trabalhosa. Para que o vídeo tenha qualidade, escrever um roteiro é imprescindível. Camilo disponibilizou um roteiro chicote que possui o básico do que você precisa falar em seu vídeo para que ele seja completo:

  1. Cliente
  2. O que ele faz
  3. Quem compra
  4. Quando
  5. Diferencial
  6. Não comprar

Algoritmo

Também é importante conhecer a plataforma do Youtube e os seus algoritmos. Conheça os principais:

  1. Watch time: é a métrica de quanto tempo as pessoas assistem o seu canal.
  2. Session time: quais ações elas fazem pelo seu vídeo
  3. Session end: essa métrica indica que quando alguém fecha o youtube no seu canal cai um pouco sua pontuação.

Tempo de duração

É comum as pessoas pensarem que para fazer um vídeo de qualidade é preciso que ele seja longo. Porém, não são todas as pessoas que terão paciência e curiosidade para assistirem esse conteúdo. O tempo do vídeo tem relação com qual público vai assisti-lo. Podemos considerar da seguinte maneira:

  • Conteúdos curtos: para pessoas que ainda não te conhecem.
  • Conteúdos médios: para pessoas que já te conhecem e que estão começando a pegar confiança.
  • Conteúdo longo: para quem já conhece e assiste seus vídeos.

Conteúdos periféricos

Para que o vídeo tenha um ranqueamento rápido em boas posições o trabalho não acaba após publicá-lo.  Alguns conteúdos periféricos como gifs animados, teaser de 30 segundos, vídeo enquadrado com legenda, foto do frame, meme do conteúdo, manking off, ao vivo e blog post são essenciais para divulgação e ranqueamento do vídeo.

Essas foram as dicas dadas por Camilo para que o seu canal no Youtube seja um Sucesso. Confira como alavancar como o seu Facebook (link matéria Fábio) e assim ter as suas redes sociais turbinadas.

*as informações contidas no texto foram interpretadas pela equipe da Fóssil e podem ter variações com relação ao conteúdo abordado pelo palestrante.

 

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