Fábio Ricotta – 7 passos avançados de marketing digital

Fábio Ricotta é CEO e Co-Founder da Agência Mestre, que ganhou o prêmio de Agência do Ano pela Resultados digitais. Ricotta também é palestrante de Marketing Digital e SEO.

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Em sua palestra no Summit 2017, Ricotta apresentou 7 passos avançados de marketing digital para alavancar a visibilidade da sua empresa. Confira:

1) Otimização de atenção

Otimizar o seu site para que ele ofereça uma boa experiência para o usuário é um dos primeiros motivos para ele voltar a acessar. De acordo com a ferramenta “Think With Google”, até três segundos é um tempo ótimo de carregamento do site, cinco segundos é bom e até oito segundos é razoável.

Também tem que ser avaliado o tempo médio de duração que as pessoas ficam em cada página do site, caso a taxa de rejeição seja alta, também é indicado reotimizar.

2) Vídeos on-steroids

O vídeo é um tipo de material rico com muito mais chance de gerar conversões do que um blog post. Só é necessário criar uma estratégia correta de divulgação, para que gere o engajamento esperado.

  • 2.1 Comece fazendo o vídeo e replique no seu blog e em outras plataformas.
  • 2.2 Faça remarketing no Facebook e no Google Adwords com listas para o vídeo
  • Dessa forma, o custo por lead será menor e o lead chegará até você muito mais engajado.

3) Chatbots

É uma das melhores e mais modernas maneiras de fazer atendimento e nutrição de leads. Por meio da inteligência artificial, você consegue ter um robô para realizar o seu atendimento ou suas vendas 24 horas por dia. Assim, vai responder o seu lead de maneira inteligente, além de sanar as possíveis dúvidas. Após você criar todas as perguntas e respostas, é possível que o lead feche negócio com você sem ter sido necessário nenhuma interferência humana. Como diz o Ricotta, é possível ganhar dinheiro dormindo.

4) Content Pruning

Sabe todos aqueles pequenos conteúdos que foram produzidos ao longo dos meses? Talvez alguns deles não tenham performado de uma forma legal ou até estejam meio genéricos. Para otimizar o seus conteúdos, sem perder tempo criando novos, uma boa solução é reescrever e apresentar de uma forma diferente esses blog posts.

Unir os posts que estão incompletos e deixá-los melhores, com mais aprofundamento e transformá-los em e-books é um ótimo jeito de criar um material rico. Para isso, não se esqueça de utilizar o Google Search Console e o Search Analytics para te ajudar com as palavras-chave e assim melhorar o SEO.

5) Faça webinars

De 20 a 40% dos espectadores de webinars se tornam leads. Por isso, apostar nesse tipo de conteúdo, pode ser essencial para aumentar a sua base de leads.

Existem dois modelos de webinar: o perpétuo e o ao vivo.

Não tem problema fazer um perpétuo, gravar um vídeo de qualidade e depois deixá-lo a disposição dos espectadores, pode facilitar muito o seu trabalho se um dos problemas que te impede de fazer webinars é a falta de tempo livre.

Para isso, o Ricotta disponibilizou uma estrutura que vai trazer sucesso ao seu vídeo. Acompanhe abaixo:

  • 5.1 Saudação: agradeça o espectador por estar assistindo o vídeo.
  • 5.2 Tenha foco nesta aula online: lembre o espectador de ficar concentrado e em um local sem distrações.
  • 5.3 Reforce sua autoridade: fale sobre sua carreira brevemente.
  • 5.4 Comente sobre o problema: faça uma introdução ao assunto do webinar.
  • 5.5 Dê o conteúdo
  • 5.6 Fale sobre as suas soluções
  • 5.7 Ofereça formato de aquisição: venda o seu produto/serviço. Não tenha vergonha de fazer isso.
  • 5.8 Encerre com tira dúvidas

6) Mensurar é poder

Nunca comece uma campanha sem pensar no ROI, o retorno sobre o investimento. Caso contrário, o dinheiro será gasto, mas sem precisão de resultados atingidos.

Na agência mestre eles possuem duas planilhas; uma de visão macro na qual enxergam todos os clientes ao mesmo tempo , e uma micro em que podem visualizar os resultados de cada cliente. Com isso, é possível comparar os números entre os clientes e ver o que precisa ser melhorado.

Fábio ainda citou o Supermetrics, software que permite a integração de diversos canais digitais para visualizar os resultados e que também pode ser integrado ao Google Data Studio, plataforma de relatórios.

Alguns exemplos de insights que podem ser tirados de uma planilha de visão micro, por exemplo, são:

  • Quais são os melhores dias de engajamento de determinado cliente.
  • Qual o melhor canal, que performa mais.
  • Resultados obtidos a cada dia.

Com essas informações em mãos pode-se realocar a verba para alcançar os melhores resultados.

7) Posição zero do Google

A posição zero do Google já é realidade nas buscas. Foi criada para suprir a demanda dos comandos de voz, como a Siri, por exemplo. Como normalmente as pessoas fazem perguntas a esses assistentes virtuais, essa nova função surgiu para respondê-las. Em resumo, para cada pergunta feita no Google, há uma resposta que aparece por primeiro, por mais que o autor esteja em terceiro ou quarto no posicionamento da primeira página. Essa é a posição zero.

Ao contrário do que muitos pensam, conseguir a posição zero do Google não é tão difícil. Basta responder uma pergunta direta, sem erros de português e aparecer até a 5ª posição da primeira página. A sua resposta tem que ter de 30 a 50 palavras e também é necessário melhorar o alt text imagem e os heading tags. Depois de otimizar, basta enviar ao Google Search Console e colocar a url que você otimizou.

Muitas dessas dicas são hacks avançados de Marketing Digital, para pessoas e empresas que já estão em outro nível de presença online.

E aí, gostou das dicas do Ricotta? Quais delas sua empresa já está colocando em prática? Deixe aqui nos comentários!

*as informações contidas no texto foram interpretadas pela equipe da Fóssil e podem ter variações com relação ao conteúdo abordado pelo palestrante.

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