Gestão de redes sociais para IES: confira 5 melhores práticas!

Assim como a tecnologia e os hábitos das pessoas estão em constante transformação, também se modificam os caminhos que uma IES possui para atingir alunos em potencial com sua publicidade. Neste cenário, a gestão de redes sociais é um dos aspectos mais importantes, já que pode gerar muita visibilidade e oportunidades para a instituição.

Como em demais áreas do marketing, é necessário implementar boas práticas para trazer resultados de qualidade. Apesar de redes sociais serem muito associadas a lazer, elas podem ser parte crucial de uma boa estratégia, proporcionando um retorno positivo para a sua IES. Ao trabalhar dessa forma, um número maior de alunos em potencial será atingido pelo conteúdo e terão maior satisfação com isso.

Veja a seguir as 5 melhores práticas para você fazer a gestão de redes sociais para IES:

1. Realize um bom planejamento

A sua gestão de redes sociais é uma parte bastante importante da estratégia de marketing de toda sua IES. Portanto, deve contar com um planejamento robusto, que considere todas as ações que serão realizadas, plataformas escolhidas, linha editorial e o que mais se encaixar às suas necessidades. A partir daí, você consegue traçar seus objetivos e os caminhos utilizados para atingi-los.

2. Estude o seu público-alvo

Não dá para fazer uma boa gestão de redes sociais sem conhecer muito bem a sua audiência. É com base neste estudo que toda a sua abordagem será definida, já que não faz sentido direcionar os esforços da sua campanha para pessoas que você não conhece.

Observe também as características destes alunos em potencial, seus objetivos, desejos, medos, entre outros. Por fim, é válido detectar em quais dias e horários costumam acessar as redes sociais.

3. Implemente uma SMO

A sigla significa Social Media Optimization e é uma parte vital de uma gestão de redes sociais de qualidade. Essas plataformas são essenciais para direcionar tráfego para o seu site e, assim como o SEO consegue aumentar sua visibilidade com as palavras-chave certas, o SMO usa o poder das redes sociais para este mesmo fim.

Para isso, certifique-se de criar uma rotina de publicação que inclua links para páginas e posts do seu site, além de mensurar os resultados obtidos a fim de que tudo continue funcionando bem.

4. Use a linguagem adequada

Os seus alunos precisam se identificar com o conteúdo que estão acessando na internet, senão as possibilidades de engajamento ficam mínimas. A melhor maneira de garantir isso para a sua IES é utilizando uma linguagem alinhada às expectativas destas pessoas.

Por conta disso, não existe tom considerado certo ou errado. Analise o perfil do seu aluno e que tipo de discurso costuma funcionar bem com ele.

5. Publique conteúdo relevante

Cada vez mais aumenta a concorrência de conteúdo na internet. Com isso, as pessoas acabam se tornando mais seletivas em relação a quais posts merecem seu engajamento. Para atingir o seu público com eficiência, certifique-se de publicar um material de relevância, que seja importante para esta audiência e tenha fatores atraentes o bastante para chamarem a atenção.

Ao seguir essas boas práticas, você aumenta substancialmente o potencial de sucesso das iniciativas da sua IES no ambiente digital. A gestão de redes sociais deve ser feita de maneira altamente alinhada com o restante das suas estratégias para gerar os melhores resultados para você. Certifique-se de avaliá-la continuamente para fazer ajustes quando necessário a fim de mantê-la bem-sucedida.

Agora que você já sabe a importância da gestão de redes sociais para posicionar bem a sua IES no mercado, precisa conhecer os caminhos para deixá-la em destaque no Google. Veja aqui no blog o que é SEO e sua relevância para os negócios. Boa leitura!

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