Marketing digital para faculdade: confira 8 melhores práticas para captação de alunos!

Com a correria do cotidiano fica difícil estar por dentro das últimas tendências da internet e das possibilidades que surgem a toda hora. Mas é justamente nelas que se encontram diversas oportunidades para você promover a sua instituição de ensino superior por caminhos inovadores.

Lembre-se: se você não faz isso, os seus concorrentes certamente estão passando na sua frente!

Ao trabalhar o marketing digital para sua instituição de ensino superior, é possível usar diversos canais diferentes para impactar positivamente uma audiência cada vez maior de alunos em potencial. Toda e qualquer instituição pode aproveitar essas vantagens, basta ter uma estratégia robusta e saber utilizar esses meios adequadamente, de maneira integrada e inteligente.

Confira as 8 melhores práticas para captação de alunos por meio do marketing digital para faculdade!

1. Marketing de conteúdo

O público da atualidade não se convence mais a partir de uma publicidade vazia e massiva como a que era feita anteriormente. Essas pessoas querem informações de qualidade e valorizam as empresas que lhes oferecem isso.

O marketing de conteúdo se fundamenta em utilizar as ferramentas que você tem à sua disposição para disponibilizar um material legitimamente interessante, como guias, tutoriais, listas informativas, entre outros.

Crie conteúdo interessante no seu site, no seu blog ou até mesmo no formato de vídeo para atrair os seus potenciais alunos e fazer com que eles se familiarizem com a sua marca. Depois é só manter esse relacionamento por meio de cadastro em formulário ou outra ação que você possa desejar que ele realize.

Para isso não se esqueça de inserir um call to action de qualidade ao final do seu conteúdo!

2. SEO

Para que a sua instituição seja facilmente encontrada nos mecanismos de buscas é fundamental apostar no SEO (Search Engine Optimization). Com o SEO você pode identificar quais são as palavras-chave mais buscadas pelos seus futuros alunos e trabalhá-las dentro do seu conteúdo.

Um profissional de SEO será capaz de tornar o seu conteúdo mais atraente aos olhos do Google e a conquistar uma posição na primeira página do buscador.

Para isso são otimizadas imagens, títulos das páginas e também a estrutura do conteúdo. Lembre-se que o melhor lugar para esconder um negócio é na segunda página do Google: ninguém tem tempo para perder com pesquisas, então é fundamental que sua instituição esteja bem colocada no buscador!

3. Gestão de redes sociais

Não faz sentido se manter longe das redes sociais nos dias de hoje. Ao fazer marketing digital para faculdade é necessário incluir esses canais à sua estratégia para oferecer um novo meio para que os seus alunos em potencial se comuniquem com você e recebam suas informações.

Não deixe de lado os princípios das redes sociais, que são a humanização e o relacionamento, e defina em quais plataformas você poderá encontrar os seus alunos em potencial. Existem diversas possibilidades: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são algumas delas, mas será que todas se aplicam às suas necessidades?

Programe publicações informativas que direcionem tráfego para o seu site e que sirvam para aproximar o seu público-alvo de uma matrícula. Não deixe de monitorar as menções à sua instituição para que você possa entender as necessidades e os sentimentos dos seus alunos.

4. Links patrocinados

Como garantir que o seu conteúdo seja visualizado quando existem tantos concorrentes tentando abocanhar a mesma fatia do mercado que você?

Os seus futuros alunos provavelmente estão sendo impactados por publicidade de diversas instituições de ensino, mas existe uma maneira de se destacar no meio da multidão: é fundamental apostar nos links patrocinados dentro da sua estratégia de marketing digital para faculdade.

Com os links patrocinados você garante uma posição de destaque na busca do Google. Basta configurar uma campanha e definir as palavras-chave que os usuários buscam quando procuram por instituições de ensino.

Também é possível patrocinar posts e configurar campanhas no Facebook, e essa é uma excelente opção para definir exatamente quem você quer impactar e em qual momento. Esse recurso gera excelentes resultados, já que os usuários passam cada vez mais tempo nas redes sociais.

5. E-mail marketing

Apesar de ter a sua morte decretada desde o momento em que as redes sociais se tornaram populares, o e-mail marketing continua sendo uma das principais ferramentas de vendas e divulgação.

O que mudou é que o e-mail marketing não é mais apenas um recurso para o envio de mensagens em massa. Com o surgimento de novas tecnologias você pode identificar os dados e as preferências de cada contato, e assim enviar mensagens segmentadas, que geram resultados muito mais satisfatórios.

6. Fluxo de nutrição

Usando uma boa ferramenta de automação de marketing você pode impactar continuamente os seus alunos em potencial com conteúdo de qualidade. Isso fará com que eles se aproximem cada vez mais da etapa de decisão de se matricular em um dos cursos da sua instituição de ensino superior.

Um fluxo de nutrição leva em conta o perfil dessas pessoas e quais tipos de material elas gostariam de receber: quanto mais possibilidades você reconhecer, mais especializada fica a comunicação.

7. Integração de canais

Trabalhar com o marketing digital para faculdade envolve uma série de canais de comunicação diferentes, mas é necessário integrá-los para obter os melhores resultados. Isso significa posicionar bem o conteúdo do seu site nas redes sociais, divulgar esses perfis no mundo offline, exibir anúncios para as fatias de público certas, entre outros.

Sem essa integração as suas ações ficam desconexas e você perde a oportunidade de contar com um ganho substancial de performance.

8. Análise de resultados

Para ter certeza de que as suas iniciativas de marketing digital para faculdade estão dando certo é essencial que você acompanhe seus números com regularidade.

Acompanhar, nesse caso, representa observar quais estratégias direcionaram mais alunos para a sua instituição, as maiores fontes de visitas do seu site, o conteúdo de mais sucesso nas redes sociais, entre outros.

Faça esse acompanhamento mensal ou semanalmente, estabelecendo um comparativo para detectar a evolução dos indicadores.

Agora é a hora de rever o seu planejamento e implementar essas ideias na sua estratégia! Lembre-se de analisar cuidadosamente o perfil da sua instituição de ensino superior e do seu público-alvo, além de buscar oportunidades nas características particulares dos cursos e serviços oferecidos. Incorpore as práticas recomendadas acima e adapte o que for necessário para obter bons resultados.

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